sábado, 18 de agosto de 2007

Por que saber usar o porquê ? Porque precisamos, mas não sei por quê !

Saber usar os diferentes porquês parece ser tão complicado, mas faz-se necessário em nosso dia-a-dia, porque eles fazem parte da curiosidade humana e de uma fase de nossa existência, freqüente, principalmente, na vida das crianças, em que elas querem saber o porquê de tudo. E para solucionar ou, pelo menos, amenizar essa situação-problema, eis algumas orientações de como empregar corretamente os porquês:
PORQUE (junto e sem acento): quando se quer dar uma resposta, uma explicação ou uma justificativa para algo perguntado. Ex.: Precisamos ler livros, porque a leitura nos torna pessoas livres e autoconfiantes. O garoto não foi à escola, porque viajou com os pais. As pessoas são tão egoístas, porque não acreditam na partilha do sentimento.
PORQUÊ ( junto com acento): quando ele assume a função de um substantivo na frase. É o único que pode vir flexionado, ou seja, vir no plural. É fácil reconhecê-lo, porque ele vem sempre antecedido por um artigo, um pronome, um numeral ou uma preposição. Ex.: A criança ainda não descobriu o porquê da pergunta. Esse porquê empregado confundiu a minha cabeça. No texto há apenas dois porquês escritos. Eu ainda não entendi o uso do porquê. Você entendeu os diferentes porquês?
POR QUE ( separado e sem acento): quando iniciar uma pergunta, for substituível por pelo qual ou der para subentender o motivo. Ex.: Nas férias, por que as crianças não querem ler livros? Este é o caminho por que (pelo qual) passo todos os dias. Já descobri por que (motivo) as crianças fazem tantas perguntas.
POR QUÊ ( separado e com acento): quando vier em final de frase (interrogativa ou não). Porém, se vier antecedido por artigo, ele deverá ser escrito junto. Ex.: Ele saiu sem me dizer adeus, por quê? Você deveria saber por quê. Você já deveria imaginar o porquê.
RESUMINDO:
Porque: resposta, justificativa, explicação
Porquê: substantivo antecedido por artigo, pronome, numeral ou preposição
Por que: início de pergunta, substituível por pelo qual ou subentender-se o motivo
Por quê: final de frase( interrogativa ou não)
( Publicado na Revista DFato- agosto/2007/ Carazinho-RS)

5 comentários:

Cristiane Koehler disse...

Olá Profe Solange, mas que beleza que a senhora está conectada no mundo virtual, hein ? Agora vamos interagir aqui também, comentando seus textos.
Abração, sua filha Cris Koehler.

Leozinho disse...

Fuck
Bom fim do mês que eu que não seja um bom tempo sem dar que falar um pouquinho de que eu possa fazer o pagamento das custas do mês passado.
Do seu aluninho Leozinho 2017-211

Leozinho disse...

Melhor prof dá fusão 😘

Leozinho disse...

I AM english and I don't how to speak english
😍😍😍😆🐒🐒🐵🐒🐵🐮🐮🐮🐮🍗

Leozinho disse...

Open te tcheca