quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ACENTUAR é necessário!

Em nossa Língua Portuguesa, há palavras que possuem a mesma escrita, porém ao receberem acento gráfico mudam totalmente o significado. Isso demonstra que acentuar graficamente as palavras é imprescindível para a boa comunicação.
Por isso, não dá para aceitar, sem questionar, essa Reforma Ortográfica que atingirá praticamente a parte da acentuação gráfica, inclusive, sem esclarecer como ficará a pronúncia das palavras que perderão o seu acento.
Leia com atenção as frases a seguir, em especial, as palavras que estão destacadas: -> Pára de elogiar o Pará que nós não iremos para lá. Você sabia que a fêmea do sabiá é muito sábia ? Eu pélo o pêssego, corto o pêlo do gato e saio pelo portão. A proposta não recebeu o meu apoio , pois eu só apóio propostas claras. Léia, leia bons livros. A cor cáqui é diferente da fruta caqui. Esta reforma está cheia de equívocos. Em maio, o maiô é pouco usado. Menino, ate os cadarços e vá até o mercado. Eu numero as páginas do número um ao vinte.
Agora, leia essas mesmas frases, porém sem o seu respectivo acento gráfico. Conseguiu ler com a mesma facilidade? Será que se elas estivessem sem o acento, a leitura seria a mesma? Saberíamos ler com a mesma entonação?
Assim, percebemos que a acentuação gráfica em algumas palavras faz-se necessário, porque implica diferenciar o seu sentido. Não há por que retirar o acento que foi colocado, justamente para fazer a diferença.
Atente para outros exemplos de frases com palavras diferenciadas pelo acento gráfico: -> Às vezes, nós nos deixamos levar por impulsos. Na secretaria da escola, trabalha uma secretária formada. Vá pôr os livros no lugar e saia por aqui. Aquele homem doido está com o corpo todo doído. Aquela fábrica não fabrica mais botas de couro. Um piá desconhecido quebrou a pia do banheiro da praça.

Outubro/ 2007.

2 comentários:

Cristiane Koehler disse...

Oi Mãe, mas que legal hein ? mais um artigo no Blog. Isso é muito bom.
Dá uma olhada nesse artigo:

BLOG: FERRAMENTA DE PRODUÇÃO, COMUNICAÇÃO E PUBLICAÇÃO VIRTUAL

O blog é uma página da web atualizada freqüentemente. De forma cronológica o "blogueiro" insere sua postagem relatando o que fez de interessante em seu dia, escreve poesias, insere músicas enfim, tudo o que a imaginação do autor permitir. Ao fazer uso de um blog o autor expõe a necessidade de compartilhar com os outros suas descobertas e também, si próprio pois, através de suas postagens e do script do seu blog é possível, mesmo sem conhecê-lo, estabelecer o seu perfil.


Atualmente os blogs despontam como um forte recurso dentro de sala de aula. Inúmeras possibilidades de utilização levam o professor a ter o seu blog e também a utilizá-lo como um recurso a mais. Além de ser um rico instrumento na publicação do material produzido pelos alunos o blog, possibilita a interação entre professor-aluno, aluno-aluno, aluno-professor e ainda, a interação com a comunidade em geral. Quando o blogueiro publica sua produção, sua idéia, sua descoberta em um blog ele pode também permitir que estas sejam comentadas por quem o visite e sinta vontade de expor sua opinião diante do relato ou então, contribuir acrescentando algo ao exposto.


Tratando-se especificamente da Língua Portuguesa o blog pode ser um meio de aguçar o interesse do aluno diante do conteúdo exposto auxiliando-o na interpretação, produção e publicação textual e ainda, no desenvolvimento de sua criticidade visto que, através de textos opinativos se podem realizar atividades em que seja explorado o individualismo.

É necessário criar situações de produção além das já realizadas pelo aluno no mundo virtual e expor as inúmeras possibilidades que a linguagem pode ser utilizada.Que tal utilizar o blog como meio de comunicação, possibilitando a interação e a publicação de notícias de sua sala de aula, escola ou cidade? Dessa forma você professor possibilitará o encontro do aluno com o mundo jornalístico, onde o blog será a ferramenta de publicação das produções.

E então? Disposto (a) a encarar o desafio?

Unknown disse...

FRACO.